- Ultimo dia de aulas.
- Que pena
- He...he...he...
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Bolo de azeite e mel com figos
Ingredientes : para 6 pessoas- 1 kg de figos frescos- 200 g de farinha para bolos com fermento*- 2 colheres (sopa) de mel- 2 colheres (sopa) de aguardente**- 150 g de açúcar- 3 ovos- 100 g de manteiga amolecida- 4 colheres (sopa) de azeite- 1 pitada de sal- manteiga para untar- farinha para polvilhar* ou 200 g de farinha de trigo + 1/2 saqueta de fermento em pó** ou cachaça, brandy, conhaque...PreparaçãoPré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda sem buraco com manteiga. Forrar com papel vegetal também untado com manteiga. Polvilhar com um pouco de farinha e reservar.Bater muito bem a manteiga com 120 g de açúcar até ficar um creme. Juntar os ovos um por um, batendo entre cada adição.Adicionar a farinha, o sal e o azeite. Envolver muito bem, batendo um pouco. Transferir a massa para a forma e levar ao forno por 30-35 minutos, a 180ºC.Lavar, secar e arranjar os figos, removendo os pés duros. Cortar os figos em quartos e colocá-los numa tigela. Juntar o açúcar restante, o mel e a aguardente. Envolver delicadamente e deixar repousar por 20 minutos.Retirar o bolo do forno e picar várias vezes a superfície com um palito. Espalhar os figos e a calda destes sobre o bolo. Levar novamente ao forno por 7-10 minutos.Deixar o bolo amornar fora do forno. Desenformar e eliminar delicadamente o papel vegetal. Servir levemente morno ou frio.
1 dl de azeite1 dl de mel125 g de açúcar125 g de farinha4 ovos1 C. De chá de fermento1 C. De chá de canela1 pitada de erva doce e sal 1/2 casca de limão
Ferver juntamente o azeite com o mel. Deita-se numa tigela e acrescenta-se o açúcar batendo bem até engrossar. Põe-se a canela a erva doce a casca de limão ou laranja uma pitada de sal, e as gemas - mexendo bem sem bater. Batem-se as claras em castelo e vai-se deitando alternadamente com a farinha com o fermento, sem bater.
Utilize forma bem untada e polvilhada com farinha e coza em forno médio, não abrindo o forno antes de 3/4 de hora e devendo estar pronto numa hora. Retirado do forno polvilha-se com açúcar fino.
Bolo Alentejano
Mistura-se tudo até a massa estar bem desfeita e os restantes ingredientes bem incorporados. Vai ao forno em forma grande untada e polvilhada de farinha. Depois de já estar na forma deitam-se as frutas cristalizadas.
Outras Informações:
Ingredientes:
500 g de massa do pão, 250 g de açúcar, 3 ovos, 1 colher de chá de biocarbonato, uma colher de chá de canela, 2 dl de azeite, raspa de um limão, frutas cristalizadas.
Ingredientes: Para 10 pessoas
2 l de água
450 gr de batata
500 gr de couve galega (cortada para caldo verde)
1 colher (de soupa) de sal grosso
2,5 dl de azeite
Confecção:
Põem-se ao lume numa caçarola a água e o sal; Logo que comece a ferver, deitam-se as batatas descascadas e cortadas aos bocados.Estando cozidas esmagam-se voltando a colocá-las na água da cozedura, juntando as folhas de couve cortadas para caldo verde, depois de bem lavadas em duas ou três águas.Junte o azeite e deixe levantar fervura por dois ou três minutos com a caçarola destapada, para a couve ficar bem verde.Sirva em tigela juntando uma rodela de chouriço para dar gosto.Acompanhe com broa de milho ou pão de centeio.
Sopa de Beldroegas
2 molhos de beldroegas
2 cebolas
2 lt. de água
2 batatas grandes
1,5 dl. de azeite
4 dentes de alho
400 grs. de pão Alentejano
4 ovos
2 queijinhos meia-cura
Sal e pimenta q.b.
Confecção:
Arranje e lave as beldroegas. Corte as cebolas em meias luas e aloure-as no azeite. Junte as folhas das beldroegas e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Regue com água e deixe ferver. Nessa altura, junte os alhos finamente picados e as batatas descascadas e cortadas as rodelas. Tempere a gosto e deixe cozer. No momento de servir, introduza os ovos um a um e deixe escalfar. Por último, acrescente os queijinhos cortados em pedaços. À parte, sirva o pão cortado em fatias e regado com o caldo.
Bolo de Belota
Junte a massa do pão com a farinha. De seguida, acrescentam-se os ovos, o açúcar e a canela. Amassa-se tudo muito bem com as mãos. Barre uma forma com banha e farinha, deite o preparado e leve ao forno.
Ingredientes:
Massa de pão (com farinha de bolota), 1 kg de farinha, 8 ovos, 500 g de açúcar e canela.
Arroz doce
Preparação: Põe-se o arroz ao lume com um pouco de água, casca de laranja e casca de limão, até abrir. Deita-se então o leite e deixa-se cozer muito bem. Junta-se o açúcar a gosto e ao retirar do lume, acrescenta-se 3 gemas de ovo previamente desfeitas num pouco de leite frio.
Deita-se em taças e polvilha-se com canela.
Época:Todo o ano
Ingredientes:
arroz 250g, água, casca de laranja,
casca de limão, pau de canela,
açúcar250g, 3 gemas de ovo,
canela em pó e 7,5 dl leite
Pézinhos de porco de coentrada
8 pézinhos de porco, 100 gr. de banha, 2 molhos de coentros, 2 folhas de louro, 8 dentes de alho, 3 colheres de farinha, 1 dl de vinagre, sal.
Preparação:
Arranjam-se muito bem os pés de porco e abrem-se ao meio. Salgam-se durante dois ou três dias. Depois de limpos de sal, cozem-se muito bem. Escolhem-se as folhas dos coentros e pisam-se num almofariz, juntamente com os alhos e o sal. Num tacho derrete-se a banha e alouram-se ligeiramente os condimentos que foram pisados no almofariz, assim como as folhas de louro. Em seguida, colocam-se os pézinhos de porco com um pouco de água onde foram cozidos. A água deverá ser passada por um passador de rede fina. Deixa-se apurar um pouco, para depois se acrescentar a farinha e o vinagre, previamente misturados. Acompanha com pão frito.
Cabeças de Carneiro Assadas no Forno
Ingredientes: Cabeças de Carneiro, sal, pimenta, 3 dentes de alhos por cabeça de carneiro, vinagre e banha.
Preparação: Lavam-se muito bem as cabeças de carneiro e tiram-se-lhes as “ranheiras” (narinas).
Colocam-se numa assadeira de barro e barram-se com os dentes de alho pisados com sal grosso. Polvilham-se com pimenta, barram-se com banha e regam-se com vinagre.
Levam-se a assar no forno virando-as e regando-as com o molho que se vai formando. Para que os miolos, que é a parte mais apreciada, fiquem bem passados, as cabeças têm de ficar muito bem assadas.
Podem servir-se quentes ou frias.
Fatias Paridas
Corta-se um pão duro e caseiro em fatias que não sejam muito grossas. Depois sobrepõem-se em cima de uma saladeira funda. Todas são borrifadas com leite, e deixam-se embeber. Depois são fritas em azeite, mas antes são envolvidas em ovo batido. Polvilham-se com açúcar e canela ou então faz-se uma calda com água e açúcar fervido, mas sem ponto.
Ingredientes:
Pão duro, leite, ovos, açúcar e canela
Filhós
Misturam-se os ovos inteiros, o sumo das laranjas, a banha, o açúcar, a aguardente, a raspa da casca do limão e uma pitada de canela. Depois de todos os ingredientes bem incorporados, junta-se farinha em quantidade suficiente para poder tender, sovando bem a massa. Deixa-se descansar algumas horas e estende-se a massa com o rolo, sobre a pedra polvilhada com farinha. Corta-se com o feitio desejado e frita-se em óleo bem quente.
Ingredientes:
3 ovos, 2 colheres de sopa de banha, 50 gr de açúcar, 3 laranjas, 0,5 dl de aguardente, 1 limão, canela, farinha, óleo
Ingredientes:
Para o recheio:
1 galinha ;
250 g de toucinho ;
1 chouriço de carne médio (linguiça) ;
1 colher de sopa de banha ;
2 colheres de sopa de azeite ;
1 cebola ;
2 dentes de alho ;
1 ramo de salsa ;
1 ramo de manjerona ;
3 cravinhos ;
10 grãos de pimenta preta ;
1 dl de vinagre ;
1 dl de vinho branco ;
4 dl de água ;
sal
Para a massa:
500 g de farinha ;
2 ovos (para pincelar)
Confecção:
Metem-se numa panela todos os ingredientes citados para o recheio e leva-se ao lume até que a galinha esteja bem cozida e se separe dos ossos. A quantidade de líquido - vinagre, vinho branco e água - depende do tamanho da galinha e do recipiente em que for cozida. A galinha deverá ficar bem coberta pela mistura referida e, sendo necessário aumentar as quantidades indicadas, as proporções deverão ser respeitadas, isto é: para 4 partes de água, 1 de vinagre e 1 de vinho branco.Estando a galinha e as restantes carnes bem cozidas, escorrem-se e cortam-se em bocadinhos. Côa-se o caldo e deixa-se arrefecer.Peneira-se a farinha para uma tigela grande e trabalha-se à mão com a gordura sobrenadante e um pouco de caldo. Amassa-se até se obter uma pasta macia e de boa consistência para se tender.Estende-se a massa a massa à mão em bocados com que se forram as características formas de empadas. Dentro de cada forma deitam-se bocadinhos de farinha, um bocadinho de toucinho e um ou dois pedaços de chouriço. Rega-se com uma colher de sopa do caldo de cozer as carnes e tapa-se com uma rodela da mesma massa. Faz-se a massa aderir nos bordos dando-lhe uma espécie de beliscões. Pincelam-se com ovo batido e levam-se a cozer em forno moderadamente quente.
Antigamente estas empadas eram moldadas e cozidas em formas feitas em casa com papel manteigueiro. Hoje, para as cozer, usam-se as características formas em folha para empadas.
Ingredientes:
Para a massa:
500 g de farinha ;
3 a 4 colheres de gordura (mistura de banha e de manteiga ou margarina) ;
1 cálice de aguardente ;
sal
Para o recheio de grão:
1 kg de grão ;
750 g de açúcar ;
2 limões ;
1 colher de sobremesa de canela em pó ;
3 gemas
Confecção:
Coze-se o grão com uma pitada de sal, pela-se e passa-se por uma peneira fina.Leva-se o açúcar ao lume com 2 dl de água e deixa-se ferver durante 1 ou 2 minutos. Junta-se o puré de grão, a canela e a raspa da casca dos limões. Deixa-se ferver o preparado, mexendo até se ver o fundo do tacho. Retira-se juntam-se as gemas e leva-se o preparado novamente ao lume para coser as gemas. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro.Peneira-se a farinha para uma tigela e faz-se uma cova no meio onde se deitam as gorduras quentes. Mistura-se. Junta-se a aguardente e depois vai-se amassando juntando pinguinhos de água morna temperada com sal. Sova-se bem a massa e deixa-se repousar em ambiente temperado.Estende-se a massa com o rolo, muito fina, e recheia-se com um pouco do doce preparado. Cortam-se as azevias em meia lua (como os rissóis), ou em triângulo ou em rectângulo (como os pasteis de carne) e fritam-se em azeite ou óleo bem quentes. Polvilham-se com açúcar ou açúcar e canela.
Variantes:
Azevias de Batata.Substitui-se o grão por igual porção de batata cozida e reduzida a puré. Pode utilizar-se batata comum, mas a batata doce é a mais vulgarmente utilizada.
Azevias de amêndoaFazem-se como as azevias de grão, nas seguintes proporções:
750 g de puré de grão preparado como se disse ;
750 g de açúcar ;
250 g de amêndoas peladas e raladas ;
raspa da casca de 2 limões ;
1 colher de chá de canela e 7 gemas
Em qualquer das receitas transcritas a raspa da casca de limão pode ser substituída por igual porção de raspa de casca de laranja.
Ingredientes:Para 4 pessoas
800 g de lombo de porco ;
4 dentes de alho ;
2 colheres de sopa de massa de pimentão ;
4 colheres de sopa de banha ;
1 kg de amêijoas ;
sal
Confecção:
Pisam-se os dentes de alho num almofariz com sal grosso ( aproximadamente 1 colher de sopa). Esfrega-se a carne primeiramente com a papa de alhos e depois com a massa de pimentão. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro, ou melhor, durante 24 horas.Próximo da altura de servir, corta-se o lombo em quadrados regulares e leva-se a fritar com a banha num tacho de barro.Entretanto, tem-se as amêijoas muito bem lavadas. Na altura de servir, juntam-se as amêijoas, deixando-as abrir rapidamente sobre lume forte e servindo-as imediatamente para não secarem.Acompanha-se com batatas fritas e gomos de limão.
Ingredientes:Para 4 a 6 pessoas
3 kg de favas ;
150 g de toucinho ;
200 g de chouriço de carne ;
1 molhinho de coentros ;
2 folhas de alho ;
200 g de pão ;
sal
Confecção:
Escolhem-se as favas bem tenras e lavam-se depois de descascadas.Corta-se o toucinho ás tirinhas e o chouriço ás rodelas e fritam-se num tacho em lume brando. Retiram-se quando tiverem largado bastante gordura.A esta gordura junta-se o molhinho de coentros ao qual se ataram as duas folhas de alho. Deixa-se fritar um pouco e juntam-se-lhe então as favas. Tapam-se e deixam-se cozer, agitando o tacho e juntando pinguinhos de água à medida que vai sendo necessário para impedir que as favas agarrem ao fundo do tacho e se queimem.A meio da cozedura das favas, introduz-se novamente o toucinho e o chouriço e deixa-se apurar bem.Coloca-se numa travessa ou num prato fundo (prato de meia cozinha) o pão cortado ás fatias sobre as quais se deitam as favas.Acompanha-se com salada de alface cegada, isto é, cortada em caldo-verde e temperada com coentros e hortelã picados, azeite, vinagre, sal e um pouco de água.
Ingredientes:Para 4 pessoas
1 bom molho de coentros ( ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas) ;
2 a 4 dentes de alho ;
1 colher de sopa bem cheia de sal grosso ;
4 colheres de sopa de azeite ;
1,5 litro de água a ferver ;
400 g de pão caseiro (duro) ;
4 ovos
Confecção:
Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho, a que se retirou o grelo, e o sal grosso. Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela de meia cozinha, que neste caso fará ofícios de terrina. Rega-se com o azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa. A esta sopa dá-se o nome de «sopa azeiteira» ou «sopa mestra».Introduz-se então no caldo o pão, que foi ou não cortado em fatias ou em cubos com uma faca, ou partido à mão, conforme o gosto.Depois, tapa-se ou não a açorda, pois uns gostam dela mole e outros apreciam as suas sopas duras. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, também conforme o gosto.
A açorda é, fora do Alentejo, o prato mais conhecido da culinária alentejana. Vai à mesa do pobre e do rico e raro é o dia em que não constitui o almoço do trabalhador rural. Tem muitas variantes, mais influenciadas pela mudança de estações do que, como é regra em cozinhas tradicionais, de terra para terra. É sempre um caldo quente e transparente, aromatizado com coentros ou poejos, ou os dois, alhos pisados com sal grosso e condimentado com azeite. Dão-lhe consistência fatias ou bocados de pão de trigo, de preferência caseiro e duro. Acompanha-se geralmente com ovos escalfados, que também podem ser cozidos, e azeitonas. Muitas vezes, na água utilizada já se cozeu uma posta de pescada ou de bacalhau. Também pode ser acompanhada com sardinhas assadas ou fritas e, no Outono, é muitas vezes enriquecida com tiras finas de pimento verde, que se escaldam com a água ao mesmo tempo que as ervas, e acompanhada com figos maduros ou um cacho de uvas brancas de mesa.
sexta-feira, 4 de abril de 2008
perdiz á alentejana
Preparação: Cortam-se e desossam-se as perdizes. Os ossos são atados num molho com a cebola, a salsa, o louro e vão a cozer. Numa frigideira derrete-se a manteiga e junta-se a farinha até esta alourar. Coa-se o caldo dos ossos e junta-se à manteiga com a farinha até levantar fervura. Deitam-se os pedaços de perdiz, o vinho e o sumo de limão. Deixa-se apurar.
Pode acompanhar com batatas salteadas
Outras Informações:
Época: Altura da Caça
Ingredientes:
2 perdizes, 2 colheres de sopa de farinha, 1,5 dl de vinho branco, 1 colher de manteiga, meio limão, 1 cebola média, 1 folha de louro, salsa, sal e pimenta a gosto.
linguiça com ovos
Preparação: Põe-se um pouco de azeite numa frigideira e colocam-se aí as rodelas de linguiça e de toucinho. Depois destes alourarem juntam-se os ovos previamente batidos e mistura-se tudo..
Orelha de porco assada
Preparação: Limpa-se muito bem a orelha, raspa-se e lava-se. Corta-se a parte de cima em quadrados até à cartilagem. Tempera-se com uma pasta de alho com sal e grelha-se nas brasas ou na chapa, molhando regularmente com uma mistura de azeite e vinagre. Depois de assada, corta-se aos bocados e enfeita-se com salsa.
caracois
Preparação: Os caracóis devem ser lavados em bastantes águas até não deitarem qualquer sujidade. De seguida, vão a cozer em água e sal com todos os ingredientes atrás referidos, sendo os alhos cortados ao meio. O lume deverá ser brando para que o caracol saia o mais possível.
Nota: Há também quem coloque presunto ou paio.
gaspacho
Preparação:
Pisam-se num almofariz os dentes de alho com sal, até ficar uma massa fina. Põe-se esta massa numa terrina, mistura-se o azeite, o vinagre, a cebola cortada ás rodelas fininhas, o pimentão, às tiras e, por fim os tomates aos cubos. Bate-se tudo muito bem com uma colher, junta-se-lhe a água fria, mexe-se, prova-se e, se for necessário, rectifica-se a temperatura. Deita-se no caldo o pão cortado aos pecadilhos, os oregão, o chouriço cortado às tiras muito fininhas è servido bem frio.
Folares
Preparação: Na água que servirá para amassar estes ingredientes ferve-se erva doce, casca de limão e pau de canela. Junta-se também à massa 2 ou 3 ovos. Deixa-se repousar e tendem-se bolos, coloca-se um ovo cozido no seu interior e enfeitam-se a gosto. Estes, vão a cozer em forno moderado.
Outras Informações:
Ingredientes:
Farinha, banha, aguardente, erva doce, casca de limão, pau de canela e ovos.
Preparação: Pisam-se os dentes de alho num almofariz com sal grosso (aproximadamente 1 colher de sopa). Esfrega-se a carne primeiramente com a papa de alhos e depois com a massa de pimentão. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro, ou melhor, durante 24 horas. Próximo da altura de servir, corta-se o lombo em quadrados regulares e leva-se a fritar com a banha num tacho de barro. Entretanto, tem-se as amêijoas muito bem lavadas. Na altura de servir, juntam-se as amêijoas, deixando-as rapidamente sobre lume forte e servindo-as imediatamente para não secarem. Acompanham-se com batatas fritas.
Outras Informações:
Época:Todo o ano
Ingredientes:
800 g de lombo de porco
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de massa de pimentão
4 colheres de banha, 1 kg de amêijoas, sal q.b
Ingredientes:
250 gr carne de porco entremeada ;
100 gr toucinho (fatias finas) ;
350 gr pão branco ;
Massa de Pimentão ;
3 dentes de alho esborrachados ;
Água q.b. ;
Sal q.b.
Confecção:
Corta-se a carne em pedacinhos miúdos, temperando com sal, alhos e a massa de pimentão. Deixa-se ficar durante 1 hora remexendo-os de vez em quando. Derrete-se o toucinho em lume brando, retirando em seguida e deitando-se a carne com os temperos. Vai-se fritando em lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar loura e guarda-se em sítio quente. Deita-se água a ferver no tacho, mete-se dentro o pão, cortado em fatias muito delgadas, tempera-se com sal e deixa-se ferver em lume brando mexendo sempre até enxugar. Vai-se sacudindo o tacho e dando voltas ao pão para ficar como um bolo, com uma capa levemente dourada. Servem-se as migas rodeadas com a carne frita.